terça-feira, 15 de novembro de 2011

O que é ..

ictiose arlequimé um raro distúrbio genético de pele  a mais severa forma de ictiosecongênita. O nome vem tanto da expressão facial do bebê quanto da forma de diamante das escamas que lembra as fantasias de arlequim.
A sua característica principal é o engrossamento da camada de queratina na pele fetal. O recém-nascido é coberto por placas de uma pele grossa que racha e se parte. As finas placas podem esticar, repuxar a pele do rosto e distorcer, assim, as características faciais, bem como restringir a capacidade de respiração e alimentação. Crianças com ictiose arlequim precisam ser dirigidas ao tratamento neonatal intensivo imediatamente.
Devido à falta de elasticidade da pele, visto que onde deveria haver a pele normal há massivas escamas que lembram a forma de diamantes, a principal função dela, que seria a de proteger, é defasada. Por isso, a partir do momento em que a pele racha onde deveria esticar, é de fácil acontecimento a contração de infecções letais no portador do distúrbio a partir da penetração de bactérias e outros agentes contaminantes através das fissuras.
Essa manifestação tem herança recessiva, portanto os pais devem ser heterozigotos e ambos devem colaborar com o gene recessivo.





5 comentários:

  1. Gostei do blog, mas acho que pode conter mais algumas postagens com exlplicações mais aprofundadas.Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem feito o blog, algumas informações faltando, mas a forma como foi apresentado ficou ótimo

    ResponderExcluir
  3. Quem puder visitar o nosso blog, de uma olhada no vídeo da nossa doença e deixa um comentário la! Valeu

    ResponderExcluir
  4. Bem, quando vi a apresentação fiquei muito chocada, as fotos são muito fortes, e agora lendo digo que não pude ver as fotos, tinha um desconforto em reve-las, mas o conteúdo está muito bom, a doença traz as crianças horas, ou dias de vida isso é muito ruim.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Curti o blog, bem explicado, define bem o tratamento e as características desta doença, parabéns.

    ResponderExcluir